Estocolmo a “Veneza do Norte", com Catarina Araújo (todo o ano)


Estocolmo, capital da Suécia, é por vezes descrita como a “Veneza do Norte”, sendo que, tal como a cidade italiana também ela é rodeada por água e tocada por inúmeras pontes. É considerada uma das mais belas cidades nórdicas, com recantos e paisagens de beleza indescritível. Apesar dos seus edifícios imponentes e magistrais, a cidade é um pseudónimo de vila, tal é o ambiente puro e rural que se sente nas ruas e no dia-a-dia dos habitantes. Visitar Estocolmo é caminhar pelas ruas, passear pelos jardins, percorrer os mercados e explorar os seus museus! Um cotidiano sem stress e com muitas pausas para fika. “Take a chance on me” (ABBA) e venha conhecer Estocolmo! 

bootstrap slider

Estocolmo conhece-se caminhando. Iniciamos o nosso itinerário com uma caminhada do hotel à cidade velha, Gamla Stan. O percurso é feito pela rua pedestal Drottninggatan, a rua da rainha. Toda esta zona é bastante turística e movimentada, convidativa a compras, mas tentaremos não ceder às tentações... Ao longo deste trajeto teremos oportunidade de ver para além das inúmeras lojas, o edifício da casa da cultura, Kulturhuset, e a praça pública mais emblemática da cidade, Sergels torg, onde ocorrem frequentemente espetáculos e manifestações.

A entrada na cidade velha é feita através da pequena ilha de Helgeandsholmen, onde o imponente edifício do Parlamento Sueco, Riksdag, inunda a nossa vista. De máquina fotográfica preparada, teremos uma vista privilegiada da Câmara Municipal (Stadshuset) e da Opera (Kungliga Operan) ao atravessar a ponte Riksbron.

Chegados a Gamla Stan, ficarão sem dúvida impressionados pelo divertido labirinto de ruas estreitas, e claro o magnífico Palácio Real. Pontos turísticos interessantes nesta área são inúmeros e teremos oportunidade de visitar alguns deles. Para descontrair, faremos uma pausa no café Chokladkoppen para a tradicional fika (designação para o lanche sueco), na pitoresca praça Stortorget. A noite é livre, mas aqui fica uma sugestão para um jantar com influências vikings na cidade velha: o restaurante Sjätte Tunnan.

Após uma noite bem dormida, começamos o segundo dia da nossa estadia com uma breve visita ao mercado de comida Östermalms Saluhall. Os destinos principais deste dia serão as pitorescas ilhas Skeppsholmen e Djurgården, e os museus ABBA e Vasa. Ambas as ilhas reúnem um misto de cultura, natureza e entretenimento, sendo o museu/zoo ao ar livre, Skansen, e o parque de diversões Gröna Lund, dois dos maiores pontos turísticos da ilha Djurgården.

Entre o karaoke no museu dos ABBA e a visita histórica ao navio de guerra sueco Vasa, afundado na sua primeira viagem, faremos uma pausa para almoço no restaurante jardim Blå Porten. Um passeio junto à água na rua Strandvägene leva-nos de volta ao centro da cidade. Uma ida ao hotel para refrescar antes do jantar pode ser uma opção para uns ou talvez desfrutar de uma pausa num banco de jardim do Kungsträdgården. O jantar será na área de Slussen no restaurante Blå Dörren, seguido de uma ida ao edifício Skrapan, Bar Restaurante Himlen, para uma vista noturna deslumbrante da cidade.

No último dia da nossa viagem visitaremos um dos edifícios mais emblemáticos da cidade de Estocolmo, a Câmara Municipal (Stockholms Stadshus). Famosa por acolher o banquete do Prémio Nobel é também palco de inúmeros casamentos realizados pelo registo civil. Segue-se um passeio descontraído pela ilha de Södermalm, com visitas ao elevador Katarina e ao miradouro Monteliusvägen para as fotos panorâmicas. E assim termina o nosso itinerário. Deixo-vos algum tempo livre para disfrutarem da ilha ou talvez para comprarem os últimos souvenires na famosa rua Götgatan.

 

Percurso
Dia 1 - Chegada, táxi transfer aeroporto-hotel. Encontro no hotel. Passeio a pé pelos bairros Riddarholmen e Gamla Stan. Tradicional lanche sueco na praça Stortorget. Noite livre.
Dia 2 - Visita ao Mercado Östermalms Saluhall. Passeio a pé pelas ilhas de Skeppsholmen e Djurgården. Visita aos Museus Vasa e ABBA e ao jardim Kungsträdgården. Ida ao edifício Skrapan para uma vista noturna e panorâmica da cidade. Almoço e jantar incluídos.
Dia 3 - Visita à Câmara Municipal (Stockholms Stadshus). Passeio pela ilha de Södermalm com visita ao elevador Katarina e ao miradouro Monteliusvägen. Tarde livre. Partida, táxi transfer hotel-aeroporto.


Quanto penso gastar: aprox. 270€  (sem avião)


Informações

Nome*

Mensagem*