Norte do Laos e Tailândia com Joana Oliveira, Novembro 2017


E se numa mesma viagem pudéssemos conhecer o menos trilhado e o mais emblemático do norte do sudeste asiático?

bootstrap slider

A República Democrática Popular do Laos é, comparativamente aos países seus vizinhos, o país menos visitado. Longe da confusão das praias, o Laos é (ainda) um destino genuíno e surpreendente. A Tailândia, rainha do turismo no sul, tem no norte o seu centro espiritual. Apesar da muita afluência, é ainda a região mais fértil em paisagens verdejantes e onde é possível vivenciar a Tailândia autêntica.
Partindo da frenética Bangkok, vamos conhecer o norte do Laos e da Tailândia. Neste percurso feito de comboio, autocarro e barco, vamos explorar a zona norte e visitar as cidades de Vienciana e Luang Prabang, o rio Mekong e a cidade de Chiang Mai.

 

Percurso

Dia 1Chegada a Bangkok e embarque no comboio noturno para Nong Khai
Encontramo-nos na estação Hua Lamphong e embarcamos no comboio nocturno com destino a Nong Khai. Vamos passar a noite a bordo percorrendo o território tailandês até à fronteira com o Laos. De manhã, após as formalidades fronteiriças, passamos a fronteira de comboio, via ponte da amizade Tailândia – Laos, até Thanaleng. A curta viagem até ao centro de Vienciana será feita de mini bus ou táxi e rapidamente estaremos acomodados.


Dia 2Vienciana
Depois de recompostos da viagem podemos alugar um par de rodas e percorrer a cidade. Vienciana, a capital do Laos, situa-se na margem norte do Rio Mekong e é a maior cidade do país. Vamos poder ver alguma arquitectura colonial francesa e visitar alguns dos muitos templos budistas e hindus. No nosso rally-templo não podemos falhar: Wat Sisaket, Wat Mixay, Palácio Presidencial, Haw Pha Kaeo, Wat Si Muang, Parque e memorial Patuxai, Pha That Luang.
Depois do almoço e voltando às margens do rio, vamos visitar o COPE Visitor Centre e ficar a conhecer o trabalho feito pela comunidade local de apoio às vítimas das minas terrestres. Resto do dia/noite livre.

Dia 3Vienciana
De manhã cedo vamos caminhar em direção ao mercado da manhã apreciando o rio e o movimento matinal. Vamos pensando no que comprar para o nosso almoço em estilo piquenique. O nosso objetivo é apanhar um autocarro e serpentear ao longo do rio até ao Buddha Park. O Buddha Park data de 1958 e contém uma coleção de mais de 200 esculturas budistas e hindus.

Regressando à cidade, visitaremos o mercado da manhã (mercado tradicional e centro comercial). Resto do dia livre.

Dia 4Partida com destino a Luang Prabang
De manhã cedo saímos em direção à estação de autocarros. Vamos seguir a icónica estrada 13 para norte em direção a Luang Prabang, passando por várias vilas e por Vang Vieng.
A viagem, apesar de longa, promete ser inesquecível. Fazer a viagem durante o dia vai permitir contemplar paisagens e cenários do Laos que traremos de recordação. Na primeira parte da viagem, mais plana, veremos algumas vilas e plantações. Na segunda metade, iremos desfrutar de um percurso mais sinuoso através de zonas montanhosas.

Chegada prevista a Luang Prabang por volta das 20:00, transfer em táxi ou tuk tuk para o alojamento e saída para jantar.

Dia 5 - Luang Prabang
Logo pela manhã (bem cedo, antes do amanhecer!) dirigimo-nos para perto de um dos muitos templos para assistirmos à Tak Bat ou Alms giving ceremony. Nesta cerimónia os monges percorrem as ruas onde as pessoas esperam com cestos cheios de arroz (alms), doces e fruta, para oferecer aos monges.

Após a cerimónia, vamos percorrer a cidade (de bicicleta ou a pé) e visitar alguns dos 33 templos (Wat Xieng Thong, Wat Aham, Wat Wisunarat…).
À tarde, para gastarmos as calorias do almoço, vamos subir ao Mount Phousi e apreciar a subida e a vista da cidade e dos rios.

À noite podemos percorrer o mercado nocturno e perdermo-nos entre o artesanato e os petiscos locais.

Dia 6Luang Prabang
Preparar a mala com fato de banho e toalha. No mercado da manhã, Phousi Market, compramos almoço e de seguida rumamos às cascatas Kuang Si.
As cascatas Kuang Si são um conjunto de cascatas comunicantes, a mais alta com cerca de 60 metros de altura e formam um cenário de impressionante beleza. O acesso às cascatas faz-se através de um trilho pedestre.

No caminho de regresso a Luang Prabang podemos visitar algumas aldeias, por exemplo, Ban Ou. Já em Luang Prabang, visita à escola de monges Wat Siphouthabath onde podemos também ver o pôr-do-sol.


Dia 7Navegação pelo rio Mekong
Para sentirmos o verdadeiro ritmo do Mekong e a essência do Laos iremos fazer, lentamente, o percurso até à fronteira com a Tailândia, em Huay Xai, em slow boat.

Partida pela manhã para navegação pelo Rio Mekong até Pakbeng. O rio Mekong é um dos maiores rios do mundo, com um comprimento de aproximadamente 1535 km, é o 13.° mais longo e 10.° mais volumoso. O nome Mekong vem dos idiomas tailandeses e significa Mae Nam Khong, onde Mae é traduzido como Mãe, e Nam como água.

Vamos almoçar a bordo e visitar as Pak Ou Caves, Tham Ting e Tham Phoum. Durante o dia teremos tempo de descansar e partilharmos experiências.

O jantar e a pernoita serão na pequena localidade de Pakbeng. O barco ficará atracado até ao dia seguinte pelo que poderemos desfrutar livremente do jantar e noite.

Dia 8Navegação pelo rio Mekong
Partida pela manhã, por volta das 09h, para navegação até Huay Xai. Iremos desfrutar do dia a bordo e visitar e visitar uma vila Khmu (sujeito a disponibilidade e à época do ano).

Chegada a Huay Xai por volta das 17h. Após o desembarque em Huay Xai, seguiremos por terra para a ponte (tuk tuk, táxi ou mini bus) e, após as formalidades fronteiriças, voltaremos a entrar em território tailandês.

Vamos passar a noite na pequena localidade de Chiang Khong, vislumbrando o Laos do outro lado do rio e com o Norte da Tailândia à nossa espera.

Dia 9Partida para Chiang Mai
Para aproveitarmos ao máximo o nono dia, vamos embarcar no primeiro autocarro da manhã em direção a Chiang Mai.
O itinerário vai levar-nos através da região norte, desde a província de Chiang Rai até Chiang Mai.

Chegamos à capital do Norte, a segunda maior cidade da Tailândia. Os tailandeses afirmam que nada se pode comparar à beleza e à gentileza própria das pessoas de Chiang Mai. É conhecida como a capital espiritual do país e tem mais de 300 templos.

Depois de largamos as malas, tempo livre para explorar o “quadradinho” i.e., a cidade murada.

Dia 10Chiang Mai
Saímos de manhã em direção a Talat Warorot, mercado onde vamos tentar não perder a cabeça com todos os cheiros, cores e sons. Aproveitando, podemos comprar mantimentos para o resto do dia.

Já abastecidos vamos rumar ao Parque Nacional Doi Inthanon. Doi Inthanon é a montanha mais alta da Tailândia com 2565m de altitude e encontra-se inserida no Parque Nacional Doi Inthanon. A visita proporciona paisagens exóticas e luxuriantes, com muitas quedas de água. Templo livre para explorar o parque e ver as cascatas Namtok Mae Ya, Namtok Mae Klang, Namtok Wachirathan, a gruta Tham Bori Chinda, os vários templos etc.

Regresso a Chiang Mai e resto do dia livre.

Dia 11Chiang Mai
Na manhã do nosso último dia em Chiang Mai vamos cedinho em direção ao parque e
templo PhraThat Doi Suthep.

O templo está situado no topo do monte Doi Suthep, a mais de 1000 metros de altitude pelo que proporciona uma vista privilegiada para a cidade. Chegando ao parque, faltarão apenas os cerca de 300 degraus até chegarmos ao templo. Ao longo da subida poderemos apreciar a vista e as esculturas da serpente Naga que nos irá acompanhar até ao cimo.

Após a visita ao templo e parque adjacente regressaremos à cidade onde podemos visitar outros templos, como, por exemplo, Wat Chedi Luang, Wat Phra Singh e Wiang Kum Kam, antes de nos dirigirmos para a estação ferroviária (tuk tuk ou táxi ou songthaew)

Ao fim da tarde vamos embarcar no comboio, onde iremos pernoitar, com destino a Bangkok.


Dia 12Chegada a Bangkok
Chegada a Bangkok por volta das 07h e fim da viagem.

 

Quanto penso gastar: Aproximadamente 900 € (sem avião)

Viagem inclui:
+ Comboio Bangkok – Nong khai
+ Autocarro Vienciana – Luang Prabang
+ 2 dias de navegação no rio Mekong
+ Autocarro Chiang Khong – Chiang Mai
+ Comboio Chiang Mai - Bangkok
+ Acomodação em quarto duplo ou triplo


Informações

Nome*

Mensagem*